29 de outubro de 2009

Parabéns funcionários públicos municipais de Itapipoca, tururu e Uruburetama

Na data em que se comemora o dia do Servidor Público, não podemos deixar de refletir e constatar o quanto é importante e necessária a função do trabalhador e da trabalhadora, que através de seus esforços diários mantém o funcionamento de um município, de um estado ou de um país.
São homens e mulheres que merecem respeito, valorização e reconhecimento pelo trabalho que realizam no dia-a-dia nas mais diversas áreas e locais de atuação. São homens e mulheres que promovem o desenvolvimento de uma nação na construção de uma sociedade mais justa, mais humana, solidária e fraterna.
A nossa homenagem especial a todos/as servidores/as públicos municipais de Itapipoca, Tururu e Uruburetama que no dia-a-dia realizem tarefas de engrandecimento de nossos municípios.

22 de outubro de 2009

PARTICIPE DA ASSEMBLEIA NO DIA 26 DE OUTUBRO EM ITAPIPOCA

Participe da Assembléia Geral Municipal Extraordinária, a realizar-se-á no dia 26 de outubro de 2009, às 8:30H, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itapipoca, STTR, localizado à Rua Dom Aureliano Matos, 625, Centro.

Pauta:

1. Orientações e deliberações quanto às decisões judiciais sobre a jornada de trabalho e pagamento dos atrasados do processo 2004.0000.3587-8;
2. Outras deliberações;
3. Informes.

Participar é conquistar.
A sua presença é fundamental!

21 de outubro de 2009

ATIVIDADES DO SINDSEP

Como fazemos semanalmente, divulgamos as principais atividades da Diretoria do Sindsep, que nesta semana compreenderam:
De 14 a 16: atendimento aos sócios na Sede do Sindicato.
Dia 13: audiência com Dr. Valdecy, em Fortaleza, para encaminhamento de ações dos sócios, acompanhamento de processos e discussão sobre dúvidas dos servidores. David.
Dia 14: diligência no fórum de Tururu, para acompanhamento de processos (Fernando) e acompanhamento de processos no fórum de Itapipoca. (Quitéria, Valdir e Tânia).
Dia 15: atendimento do advogado Dr. Frid, aos servidores de Tururu, pela manhã. Tivemos os esclarecimentos de dúvidas dos servidores, acompanhamento de ações judiciais e encaminhamentos administrativos. Quitéria, Cidinha e Coordenação de Tururu.
Dia 15: atendimento do advogado Dr. Frid, aos servidores de Uruburetama, à tarde. Tivemos os esclarecimentos de dúvidas dos servidores, informação sobre as ações de cobrança do FGTS e salário mínimo e um proveito debate com os sócios, sobre esclarecimentos de dúvidas e encaminhamentos administrativos. David, Valdir e Coordenação de Uruburetama.

PARABÉNS PROFESSORES(AS)

Quem quando criança já brincou de professor? Com certeza muitas criança brincaram de ser professoras e não sem razão, dada a importância dessa função para a sociedade.
Muito provavelmente, contudo, muitas crianças que brincaram de professor, de fato se tornaram professoras. E hoje, podemos dizer que algumas dessas pessoas dizem que não se sentem felizes como professor. E certamente, companheiro, você já ouviu algo desse tipo.
Por que então, uma profissão que foi o sonho de criança se torna uma coisa que machuca? Todos nós temos uma boa idéia da resposta.
Apesar dos pesares, companheiros, temos que lembrar dessa data, até como forma de chamar atenção para a importância dessa profissão que resgata da ignorância o ser humano, que liberta da escravidão do analfabetismo e que ilumina com possibilidades toda a história do homem e da sociedade por extensão.

Mais do que justo, portanto, que lembremos nossos mestres com respeito e com gratidão pelo que fizeram por nós. Por isso, o Sindsep parabeniza a todos os professores e professoras pela data, que para este sindicato acontece todos os dias. O nosso reconhecimento ao trabalho e dedicação de todos esses profissionais que cuidam em tirar da ignorância os seres humanos.

É sem dúvida, companheiros e companheiras, para comemorar.

Todavia, também é para refletir. Refletir porque somos trabalhadores e estamos sujeitos as mesmas atitudes de desprezo e de desrespeito que administradores praticam contra servidores. Desse ponto de vista, companheiros, imagine quanto sofremos e somos violados em nossos direitos. O que seria uma coisa natural, como um plano de cargos e carreira, para valorizar o professor, muitas vezes se torna uma batalha em que até mesmo o instrumento da greve é utilizado para forçar o gestor a começar a pensar um plano de cargos e carreira.

A lei do piso, que surgiu para os professores como uma possibilidade de valorização real, simplesmente tem sido distorcida e transformada em uma miséria. E pasmem, surgem os tecnocratas, sagrados defensores do zelo pela administração correta e chegam a dizer que dinheiro não se cria com lei, e defendem uma vergonha de piso salarial para o professor. Importante, nenhum gestor quer ganhar o valor do piso que eles querem pagar ao professor.

Estamos chegando ao final de 2009, e a lei 11.738/08, que criou o piso salarial determina que até o final deste ano sejam criados planos de cargos e carreira ou revistos os existentes. O gestor que não teve vontade de fazer algo até agora será que vai faze nesses dois meses e meio?

Mas todos eles, falam das maravilhas que fazem em suas gestões. E você, companheiro, está feliz no seu local de trabalho? Pelo menos está com saúde, ou suas cordas vocais não agüentam mais?
E suas condições de trabalho: espaço adequado, com ventilação, climatizado, com material didático? Não? Essas são coisas longe de nós. Mas nossos gestores trabalham nesses ambientes, você já se deu conta disso? E no seu deslocamento até o local de trabalho, muita poeira, muito sol ou muita chuva, atoleiros? Enfim.

A profissão de professor é bela, mas não podem ser esquecidos os problemas do nosso dia a dia que os gestores teimam e não ver e, pior, nós aceitamos como naturais.

Há gestores que no auge da hipocrisia, promovem festa para os professores. Uma festa, companheiros. Esse mesmo gestor não implanta o piso salarial, não discute o plano de cargos e carreira, não realiza concurso e mantém elevado número de professores contratados para pagar um salário menor aos mesmos. Essa é a valorização que você espera?

Por isso, companheiros, o Sindsep não esquece o dia a dia do professor, parabeniza a todos pelo seu dia, reconhecimento a todo durante todo o ano, mas não pode deixar de refletir.